Razão ...

RAZÃO ...


O conhecimento que recebemos, na maioria das vezes, não tem muita relação com a nossa história, no máximo tem relação com a nossa formação profissional.

Aprendemos a acumular conhecimentos, aplicar fórmulas, analisar teorias, repetir regras ...
Todos esses eventos têm relação direta com a nossa história pessoal, nossos sonhos, expectativas, projetos, relações sociais, frustrações, prazeres, inseguranças, dores emocionais e até crises existenciais.
Adquirir essas experiências e vivê-las a tal ponto de segurar as lágrimas para que não derramem, estar preso a pensamentos nunca revelados, ter temores não expressos, palavras não ditas, inseguranças comunicadas e reações psicológicas não decifradas, são àquelas em que aprendemos na escola da existência. É nessa escola que deixamos raízes, saudades e memórias infindáveis.
É vivendo com cada experiência, que aprendemos a lidar com ela.
Por todos esses motivos, a razão desse espaço é dividir aprendizagem, oportunizar leituras, e claro, me exercitar na escrita e na comunicação.

Seja muito bem vindo!


quinta-feira, 20 de junho de 2013

O Melhor Tango até Agora



 - Dança de salão! – gritaram no camarim.

Olhei para a Érika, apertei sua mão e falamos ‘merda’ uma prá outra.
Já posicionados para entrar, na lateral do palco, comecei a respirar fundo e a reaquecer as pernas. Minhas mãos estavam geladas tais quais estão agora só de relembrar.

Ao chegar ao Teatro, sozinha, pensei que há 17 anos não me apresentava e que apesar de amar a dança, não tinha pensado que fazendo aula, poderia me apresentar em tão pouco tempo.

Tive dificuldade em entender a palavra disciplina e por vezes palpitava errado. Até que meu professor com muito jeito, disse que eu deveria apenas executar os movimentos que ele me pedia. E que eu deveria confiar nele.
A partir de um determinado período passei a dançar e a ensaiar todos os dias da semana e dançaria bolero e tango.
Tango?
Tango.




Camarim




roxos
 Eu ainda tinha 3 minutos para respirar, jogar um lenço no chão prá dar um desmaio e reaquecer as pernas. Pelo tempo esgotado, não deu para repassar mentalmente a coreografia. As luzes se apagaram, colocaram as nossas cadeiras de frente para o palco e eu tive que entrar.
(Acredita que estou com vontade de chorar. Aném)

No início da música, éramos Érika e eu dançando sozinhas. Em seguida, numa pose sentadas na cadeira, vinham os cavalheiros Ivanilson e Renato desde o fundo, dançando, até nos tomarem pelas mãos e então dançarmos os quatro, em pares.

Levou vários segundos para meu coração parar de bater na boca, mas a condução firme do meu partner ajudou-me a executar responsavelmente a parte que me cabia. Fomos muito aplaudidos, mas não dava tempo de olhar a plateia. Tínhamos uns 3 minutos para correr para o fundo do palco, trocar de roupa e voltar para dançar o bolero.

Na cochia ninguém deve ter vergonha de peito e bunda aparecer. Até porque não dá tempo de tampar o peito, sentir vergonha e trocar de roupa em menos de 3 minutos. Então vai de bundalelê mesmo, gente!
Bolero. Ah que alívio dançar a segunda música. Não tem mais nervosismo. Exceto pelo fato de que no meio da música, ao executar uma pose ops,  esqueci de tirar a meia arrastão e ficar só com a cor da pele que estava por baixo. Mas como ainda estou de meia se me lembro de tirar a calcinha?

Bom, na prática foi assim: pedimos para duas meninas do Balé ajudar-nos a trocar de roupa. Eu combinei que para não nos atrapalhamos, eu tiraria a roupa e ela me vestiria. Então tirei o corpete e a saia, os sapatos, a calcinha de dança, a flor do cabelo e a arrastão eu esqueci de descê-la.  Logo, ela só me vestiu o outro vestido e me ajudou a calçar os sapatos. No escuro ela não viu que o pano preto era a minha peça íntima.

Rapidamente, tudo isso me veio à mente no meio da pose e ao virar de costas para o palco, balbuciei um “ai jesus estou sem calcinha”.
No Camarim vi que a Érika estava bem mais calma que eu. E de calcinha.

Dali a alguns dias, fomos convidados a nos apresentar em Araxá, MG.
Coreografia remontada, somente eu e Ivanilson dançaríamos o tango sob novos passos recriados e ensaiados em pouco tempo. Assim que chegamos no local, enquanto todos repassavam, Ivanilson organizava a apresentação, as sequências das músicas e muitas outras coisas. L-o-g-o não deu tempo de relembramos pela última vez.
Pensa num nervosismo? Agora dobra.

No palco, assim que Ivan me tomou pelas mãos, me deu um vanish: branco total. Instantaneamente, minha deusa interior falou baixinho: fia, deixa ele te conduzir, porque até o lenço para você dar um desmaio passou batido. Respirei, olhei bem nos olhos dele e deixei me girar, me jogar, me juntar, me levantar e por fim abandoná-lo no palco, tal como a coreografia mandava.


Orgulho

Lamento, mas lamento profundamente por mais uma vez não conseguir a filmagem. Queria muito saber se nela, eu veria toda a emoção que senti e refleti no meu corpo, nos passos ensaiados, nos improvisados e no orgulho de terem confiado no meu esforço e na minha dedicação.

Só tenho a agradecer à oportunidade e a parceria de Ivanilson Barbosa Assim, Érika Assunta Roncolato e Renato Gabriel da Silva: MUITO OBRIGADA!



MERDA PRÁ VOCÊS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

*merda é uma expressão no meio artístico para desejar uns aos outros, uma linda apresentação *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço de coração a você que me lê e que expressa em palavras sua demonstração de afeto e carinho. É um prazer receber a sua visita. Muah!